JSM – Pessoas e Processos

''As pessoas acreditam no líder '' John Maxwell.

Oferecemos 3 programas para desenvolvimento de Lideranças.

1 - Eneagrama voltado a Gestão de Pessoas:

Os quatros pilares do desenvolvimento de uma liderança:

1 – Contexto – O desenvolvimento deve sempre levar em consideração o momento do indivíduo e as atuais necessidades da organização;

2 – Diagnóstico – As forças e as motivações individuais devem ser combinadas com as necessidades organizacionais, alinhando os valores, as crenças e a personalidade do indivíduo à cultura e posicionamento estratégico da organização.
 

3 – O desenvolvimento como uma jornada – Não basta apenas um treinamento ou uma palestra, é importante construir um plano com experiências e ações práticas, possíveis de serem realizadas, cadenciados de forma estruturada e interdependente. Assim, os líderes conseguirão visualizar uma verdadeira jornada, com começo, meio e fim.

4 – Propósito bem definido – É preciso que exista um propósito, o valor a ser entregue com esse programa, isso é o que motiva as pessoas, deixando o propósito bem claro, a liderança estará pronta para promover a transformação necessária. 

Metodologia do Programa:

Esse programa é composto de 3 sessões individuais de 01:30h com os seguintes entregáveis: 

1 Sessão – Líder avaliado
Mapeamento do perfil comportamental e estilo de gestão com aplicação do Eneagrama;
Entrevista individual com o Líder avaliado.
2 Sessão – Líder do Líder avaliado ou comitê de avaliação (a definir com o cliente)
Entrega do relatório do Assessment;
Construção do Plano de desenvolvimento individual (PDI) junto com o Líder do Líder avaliado ou comitê de avaliação.
3 Sessão – Líder avaliado (com ou sem a participação do Líder do Líder avaliado, a definir com o cliente);
Feedback e apresentação do Assessment + PDI.

Objetivos do Programa:

Conhecer o estilo de liderança de cada um dos líderes da sua organização .

Entender e mapear a maturidade cognitiva, comportamental e emocional dos líderes da sua organização e comparar com o nível de aderência às necessidades da cadeira ocupada .

Desenvolver um PDI consistente para os GAPs encontrados e identificar os pontos fortes que podem ser aproveitados para multiplicação interna ( líderes que podem ser referência ou até mesmo mentores em alguns aspectos e ajudar outros líderes ) .

Aumentar o engajamento da Liderança.

Identificar e direcionar problemas com a equipe que tem ligação direta com a atuação do líder imediato.

2 - Liderança Inovadora (Programa para médias lideranças)

Programa de desenvolvimento de médias lideranças;
Como aprender, adaptar e conduzir a transformação nas organizações.
 

Metodologia do Programa:

Esse programa é composto de 7 encontros de 4 horas cada um, trabalhamos em cada encontro um pilar da liderança para inovação e no último encontro fechamos o programa compilando todos os pilares aprendidos e traçando um plano de aplicabilidade personalizado às necessidades da organização mapeadas durante o programa.
 
Pilares trabalhados:
 

1- Equilíbrio entre o ser e o dever – Nem chefão, muito menos amigão. O líder responsável por resultados exponenciais tem uma postura equilibrada. Sabem perceber sua equipe, tem empatia em questões profissionais e pessoais e propõe direcionamentos de acordo com cada pessoa e situação. O equilíbrio emocional é uma qualidade desse perfil que precisa conviver diariamente com diversas pessoas, incentivando-as a darem o melhor de si. 

2- Sem vaidade – O líder sabe dialogar com todos e está disposto a aprender. Não tem todas as respostas. Quem ocupa um cargo de liderança está mais preocupado em se cercar de talentos do que saber tudo.diariamente com diversas pessoas, incentivando-as a darem o melhor de si. 

3- Encorajador – O líder deve aprender constantemente, pois incentiva seu liderado a buscar sempre mais conhecimento. Equipes preparadas deixam o líder mais confiante para tomar decisões. Além de encorajar o aprendizado, permite um ambiente livre para questionamentos, contribuições e feedbacks. 

4- Atento aos dados – Os dados mostram problemas, tendências e oportunidades. A habilidade de enxergar além dos números, interpretar os dados e a disciplina de utilizar os dados como seu referencial para planejamento e tomada de decisão é essencial para um líder de sucesso. 

5-Dominar técnicas de resolução de conflitos – A pressão por resultados, a competitividade excessiva, cria muitas vezes ambientes insalubres para que as equipes se relacionem entre si, ou entre outras áreas da corporação. Resolver conflitos de forma organizada com soluções que favorecem o negócio é uma característica mandatória para o líder. 

6- Adepto a inovação – A Liderança não pode ser feita apenas de teoria, se a ideia é sempre aprender e trazer inovação o líder deve ser uma pessoa curiosa e atenta ao mercado, isso tem que ser parte da sua rotina, é mandatório que esse líder esteja aberto a novas possibilidades, e assim pensar em soluções mais próximas dos seus clientes.. 

Objetivos do Programa:

Refletir sobre as habilidades necessárias para promover uma liderança e uma cultura organizacional focadas no crescimento sustentável e que de fato pudessem contribuir para ambientes de trabalho ambidestros, ou seja focados na eficiência operacional, sem perder de vista o humano, seja dos clientes ou da equipe, afinal, em se tratando de inovação, é tudo sobre pessoas.

Construir um plano de aplicabilidade personalizado às necessidades da organização, motivados por todos os pontos mapeados nas discussões dos pilares apresentados em cada encontro.

3 - Primeira trilha do líder (Programa para novas lideranças)

O verdadeiro papel do líder na corporação em sua primeira jornada como líder

 

 

1 – Aproveitar as experiências 

2 – Se adaptar às mudanças

3 – Comunicação assertiva

4 – Expectativas reais 

5 – Dar o exemplo

6 – Conversas necessárias

Metodologia do Programa:

Esse programa é composto de 8 encontros com duração de 2h e 30 cada um, trabalhamos em cada encontro um pilar da jornada da primeira liderança e realizamos o último encontro onde cada líder fará uma autoavaliação,  eles irão refletir em qual nível estão no pipeline da liderança, quais são suas principais competências técnicas e comportamentais e quais foram os principais GAPs identificados no seu modelo de gestão, construiremos um PDI de curto e médio prazo com ações práticas e individualizada para cada líder de acordo com seu grau de maturidade.

Será disponibilizado para companhia esse assessment do perfil de cada Liderança, contendo as principais competências cognitivas e comportamentais, principais competências a desenvolver e um PDI individualizado com ações práticas de curto e médio prazo.

Objetivos do Programa:

Além de identificar novos talentos, esse programa tem como objetivo formar líderes dentro da própria organização, e ainda oferece uma diferenciação clara entre os níveis do pipeline que cada líder está.

Cada líder terá um assessment completo e um PDI direcionado e individualizado de acordo com a necessidade de cada liderança.
Além de se aprofundar em cada um dos seis pilares da primeira trilha de liderança abordada em cada encontro, reforçando os comportamentos fundamentais de um líder.
Dúvidas? Entre em contato!